3 passos para usar este ativo para atrair os clientes certos

A marca pessoal quase sempre é a última coisa que as pessoas pensam quando começam a desenvolver suas estratégias de marketing. Por exemplo, você finalmente tirou do papel a ideia de gerar conteúdo diariamente nas redes sociais. Agora tem uma pauta de trabalho para todos os dias publicar ao menos um conteúdo. Porém, passam as semanas, passam os meses e os resultados não vêm. Logo, você se sente estagnada. E daí, você  se questiona: por que as ações de marketing não funcionam para mim?

Atenção para o que eu vou falar para você agora. O maior erro que eu vejo todos os dias se repetir. Sobretudo, as donas de negócio e profissionais autônomas não estão usando o seu principal ativo: sua marca pessoal.

É inteligente quem sabe fazer a gestão de sua marca pessoal

Dessa forma, usar a sua marca pessoal para atrair clientes implica em construir uma estratégia para   transmitir uma imagem positiva, de se diferenciar dos demais e de deixar claro o seu propósito. Você já pensou em como seria ter um direção e clareza de quais ações realizar que de fato vão trazer resultados?  E como você poderia  tornar a sua marca um verdadeiro “imã” para os clientes”. Saber fazer a gestão da sua marca pessoal é o caminho certo para isso!

Sobre fazer marketing que não funciona e marca pessoal

Desde que comecei a atuar na comunicação, há mais de 20 anos, sempre estive envolvida em mais de 100 projetos de aumento de reputação e visibilidade de pessoas e marcas como HD Make Hair, Elegance, ONU Mulher, Natura, Governo do Estado do RS, entre outras.

E posso afirmar com segurança que a grande diferença de quem tem resultados na carreira e nos negócios é ter gestão de marca pessoal. A falha é, muitas vezes, desconhecer a estratégia de se enxergar como uma marca e fazer o uso desse ativo para atrair os clientes certos. Ações de marketing sem estratégia de marca pessoal fazem você ficar estagnada na carreira e nos negócios.

O que é marca pessoal (e porque funciona para atrair clientes)

É a combinação de quem você é, com o que você está fazendo e como está fazendo. Marca pessoal é a expressão estratégica  daquilo que realmente  você é.  Construir uma marca pessoal forte tem como objetivo resgatar tudo que há de mais valioso e relevante em você. Mais do que isso, saber comunicar isso tudo junto ao seu público. Ter gestão de  marca pessoal é uma forma de controlar a narrativa sobre quem você é e o que você representa.

A marca pessoal é uma demonstração estratégica de quem você é. Uma boa marca pessoal ajuda você a atrair os clientes certos porque :

  1. Você terá clareza e direção, portanto todos os seus esforços de comunicação serão focados o que aumenta resultados
  2. Vai ser lembrada e reconhecida pelo que você faz.
  3. Gera grande segurança. Você sabe a rota que tem que seguir para ter sucesso. 
  4. Ajuda a construir autoridade e aumentar a sua credibilidade, o que faz aumentar o seu valor no mercado
  5. Faz você se destacar no mercado. Não ser apenas mais uma na multidão. Coloca você à frente de sua concorrência. 

Enfim, usar o poder da gestão da sua marca pessoal é capaz de multiplicar o seu acesso aos clientes certos, obviamente, se você tiver um método eficiente para isso.

O que você precisa saber sobre marca pessoal

Eu demorei para entender que tinha desenvolvido um método.  Sim, foi só em 2018 que me dei conta disso. Quando eu decidi aplicar em mim mesma o que eu já fazia pelas minhas clientes. Sim, fiz isso porque via o crescimento delas. Algumas chegavam a faturar 3 vezes mais e dobrar o número de clientes por ano.  Foi focando na construção de estratégia de marca pessoal que em 2020, em pleno ano de pandemia,  que uma das minhas mentoradas aumentou em 88% o número de novos pacientes!

As 3 chaves do sucesso para uma marca pessoal memorável

Para isso, tem 3 pontos chaves que você deve focar:

1. Audiência

Tenha claro quem é o seu cliente potencial. Mais do que isso, dedique-se a entender e conhecê-lo profundamente. Onde eles estão. O que eles querem. E abandone de uma vez por todas a ideia de que você atende todo mundo. Se você não se comprometer com um público, qualquer mensagem que você criar não será tão poderosa. E desenvolva uma estratégia de conteúdo para se conectar e gerar valor para sua audiência.

2. Autenticidade

Sua marca pessoal é a demonstração estratégica de quem você é. Assim, a sua história de vida, o que te trouxe até aqui, a sua jornada é que te faz único. Portanto, compartilhe a sua história. Além de provocar sentimentos de êxtase, tristeza, paz e, dessa forma, cativar a sua audiência, gera significado. Quando você conta uma história verdadeira, sua mensagem é percebida como autêntica.  Cria uma relação próxima com a sua audiência e conexão. Afinal, não existe ninguém no planeta igualzinha a você. 

3. Consistência

Para ter uma marca pessoal de sucesso você precisa ter credibilidade. Sua audiência precisa confiar em você. Portanto, você precisa mostrar para o seu público quem você é com conteúdo de qualidade. Você deve se  posicionar como uma líder no que faz. A consistência é como se fosse a sustentação da sua clareza, a entrega da promessa. Sendo consistente, o seu público já saberá o que pode esperar de você, já tem aquela sensação que te conhece e que pode confiar – afinal, tudo que você “promete”, você “entrega”.

Quanto antes começar, mais rápido vem os resultados

Agora você já sabe onde está errando no seu marketing. Portanto, a decisão é sua! Seguir desperdiçando o seu potencial, tempo e dinheiro em ações de marketing sem estratégia. Ou se dedicar a construir a sua marca para atrair os clientes certos.

Faça sua voz ser ouvida. Ela precisa chegar nas pessoas certas. E você pode!

Repita comigo: “eu vou ter o reconhecimento que mereço”. Sim, você vai. Então, foca na estratégia. Enxergue-se como uma marca e use estrategicamente esse ativo. Você é competente e merece viver da sua paixão. Fazer a sua mensagem chegar a muita mais pessoal.  Sua marca é o seu principal ativo. Use-a!

Quer começar a construir a sua marca pessoal agora?

Se você sentiu que você precisa ativar estrategicamente a sua marca pessoal, conta comigo. Venha conhecer o meu método.

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