Com certeza você está cheia de ideias e projetos para fazer o seu negócio ter muito sucesso em 2020, certo? Eu estou! Depois de tirar uns dias de férias, eu me dediquei ao planejamento do que quero para a Sallaberry Inteligência em Consumo Feminino. Faço isso sempre, desde que abri a empresa em 2012, tanto para a Sallaberry, quanto para os nossos clientes. É impressionante de como ter estratégias, metas e ações planejadas fazem diferença nos resultados de crescimento do negócio.
Dentro das diversas ferramentas que há de planejamento, certamente, o que melhor traduz os caminhos de sucesso das empresas na atualidade é o Mapa Estratégico. Sim, um diagrama simples e super prático que auxilia a visualizar os objetivos, estratégias e uma visão geral dos caminhos a seguir. A partir da metodologia Balanced Scorecard (BSC), criada pelos professores Robert Kaplan e David Norton, a ferramenta ajuda empresas a gerenciar seu desempenho e crescer de forma saudável.
Mas você deve estar pensando, isso não é só para grandes empresas? Vale a pena fazer isso para o meu negócio? Eu digo vale sim! E cito abaixo algumas vantagens de criar um Mapa Estratégico para você empreendedora.
- Fácil visualização e consulta;
- Mostra como ideias podem se conectar para levar a resultados;
- Ajuda na execução efetiva da estratégia;
- Facilita na tomada de decisões;
- Pode indicar gargalos e redirecionar ações;
- Maior performance do negócio;
- Aprimoramento contínuo
Dicas de como fazer o seu mapa estratégico
Hora de colocar a mão na massa e fazer esse o melhor ano da sua empresa! O Mapa Estratégico traz as quatros principais perspectivas do negócio que interagem e relacionam-se entre si: Financeira, do Cliente, Processos Internos e Aprendizado.
- Perspectiva Financeira: relacionada as metas financeiras da empresa, aumento de receita e produtividade. Quanto você deseja que a sua empresa ganhe esse ano? Quer reduzir custos?
- Perspectiva do Cliente: aqui é como você quer ser visto pelos seus clientes. Como melhorar a experiência do cliente. Que ações realizar? Quais serão as estratégias de fidelização?
- Perspectiva de Processos Internos: aqui você deve ter clareza o que preciso ser realizado para atingir as perspectivas anteriores. Quais áreas devem ser aprimoradas? Que atividades devem ser eliminadas?
- Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: o foco aqui é o desenvolvimento de pessoas e tecnologia da empresa.
Fonte: infográfico
A criação do Mapa Estratégico é desenvolvida a partir da resposta às perguntas de cada uma das perspectivas, sempre levando em conta a missão e visão do negócio. Com as respostas dessas perguntas pode-se estabelecer metas, tempo de execução e medidores de desempenho. Veja os exemplos:
Ecommerce
Visão: ser o líder de vendas na categoria de sapatos
Fonte: exemplo
Loja de Cosméticos
Visão: ser a rede que oferece a maior variedade de produtos naturais ao consumidor.
Fonte: exemplo
Agora não perde tempo e começa já a fazer o Mapa Estratégico de sua empresa para esse ano. E claro, conta com a Sallaberry quando precisar!