Nunca as mulheres exerceram tanta influência no consumo como agora. Elas representam um mercado maior que os países da China e a Índia juntos. Controlam mais de 80% das decisões de compra do planeta. Para o mundo do marketing, isso significa uma oportunidade de mercado. Sua empresa já percebeu essa grande oportunidade?

No Brasil, elas são responsáveis por 66%. No ranking internacional, estamos em 10º colocação. Mais do que tirar dinheiro de nossas carteiras, decidimos o que as nossas famílias consomem e temos poder de veto no que os homens compram.

Minha pergunta para você é: O que de fato o seu negócio está fazendo para vender para o maior mercado do planeta? A sua comunicação é eficaz junto as mulheres? Afinal, como você pode ver, ter estratégias de marketing para ter o poder de decisão e influência feminina como aliada do seu negócio é, certamente, um diferencial que vai deixar a sua marca a frente da concorrência.

Mas por onde começar? Como planejar ações de marketing feminino para o seu negócio?

Apresento aqui para você, as 10 perguntas essenciais que revelam a psicologia da mente da sua consumidora e que, certamente, vão ajudar você a entender por onde a sua empresa deve começar para alcançar as clientes de forma mais eficaz.

  1. O que motiva as mulheres a consumirem os seus produtos/serviços? Como você pode utilizar esses fatores motivacionais para aumentar as suas vendas para elas?
  2. Quais são os interesses e paixões de suas clientes? Quais afirmações linguagens, conceitos, imagens, desafios inspiram emoções positivas?
  3. Quais as crenças, os valores, as atitudes e as emoções que levarão as suas consumidoras atuais e potenciais a usarem seus produtos/serviços?
  4. Como o meu produto/serviço torna a vida da minha consumidora melhor? O que elas mais valorizam?
  5. Como elas racionalizam a compra que fazem do seu produto?
  6. O que faz as suas consumidoras preferirem o seu produto/serviço ao concorrente?
  7. Quais são as necessidades e desejos que o seu produto/serviço suprem da consumidora?
  8. Será que existem benefícios ou informações sobre os seus produtos/serviços que seus materiais de marketing não abordam, mas que suas clientes poderiam gostar de ouvir?
  9. Como a divulgação boca-a-boca, para o bem e para o mal, está afetando as decisões de novas clientes potenciais?
  10. O que pode ser feito para aumentar a satisfação das clientes? Existe alguma melhoria no produto/serviço que pode contribuir para o aumento da satisfação?

Dica final! Não faça essas perguntas diretamente a elas. Em vez disso, faça a pesquisa e responda a si mesmo e/ou junto com a sua equipe. O exercício de respondê-las, certamente, é o primeiro grande passo para montar o planejamento de e marketing feminino para sua empresa. Assim, você o seu negócio estar é melhor preparado para se relacionar com o maior mercado de consumo do planeta. Ah, depois me conta como foi!