Ambas são importantes para o seu negócio. A cliente fiel é aquela que está satisfeita com os produtos/serviços de sua empresa. Já a cliente leal, além de ser assídua às compras e estar satisfeita com o produto, vai além, age como uma defensora da marca e uma parceira do negócio, divulgando-o e contribuindo para o seu engrandecimento.

As empresas sempre devem buscar alternativas de fidelização e, no longo prazo, transformar clientes em compradores leais. Parece a mesma coisa, mas acredite: não é. A consumidora é fiel quando compra na sua empresa em três situações: ao encontrar uma promoção, mediante programa de fidelidade ou mesmo que o preço e os produtos sejam o mesmo. Já a leal compra sempre, às vezes nem fica por dentro das promoções e dos programas de outras empresas. A lealdade, como se pode ver, é mais profunda, pois a cliente considera outros fatores além da qualidade do produto e preço. Normalmente, ela é cliente porque acredita na missão da empresa e gosta da forma que é atendida. É quase uma relação de amizade com a empresa ou com alguém que está lá dentro.  Dessa forma, a lealdade é uma questão de princípios e de valores e, também, de confiança conquistada. Eis aí o x da questão: o que sua empresa faz para conquistar a confiança dos seus clientes? Seus valores são sólidos? Cumpre o que promete?

Tratando-se da clientela feminina, a qual decide mais de 85% do consumo do planeta, ela demonstra mais lealdade pessoal quando estabelece uma relação de confiança com o vendedor e sente muita culpa no caso de dar determinada venda a outra pessoa que não seja o seu lojista de confiança. Isto é comum depois de já ter estabelecido uma conexão inicial com alguém que a tenha atendido super bem. Dessa forma, mesmo um concorrente tendo um serviço ou produto mais caro, essa conexão inicial possivelmente a impedirá de trair – claro, ao menos que as vantagens do concorrente sejam imbatíveis. Diferente dos homens, que valorizam um pouco mais o produto do que a conexão pessoal.

Assim, em um mercado no qual os produtos estão cada vez mais equivalentes, oferecer um atendimento diferenciado a sua cliente é a grande sacada para fechar mais vendas. Portanto, a cultura da sua empresa deve ser baseada no foco no bom atendimento e principalmente em agregar valor à sua consumidora.  O encantamento faz toda a diferença no processo de tornar a sua cliente leal. Mas como podemos causar encantamento? Como o seu negócio pode ter clientes defensores em um mercado tão competitivo?

Perguntas como essas são feitas diariamente e com certeza, se existisse uma receita ideal e padrão, todas as empresas já teriam adotado. Mas o mercado é muito dinâmico e as pessoas têm características distintas, valores diferentes, que mudam de tempos em tempos e de acordo com a região e/ou segmento de mercado. Assim, o caminho para o seu negócio aumentar a carteira de clientes leais é focar suas estratégias de marketing para o público feminino.